Insetos & Arte #01 - O mistério entomológico das asas de Zéfiro



Veneza, Itália. Andando pela exposição do museu Ca' Rezzonico os visitantes contemplam um grande quadro pintado a óleo sobre tela: Zéfiro, o vento do oeste, voa majestosamente através das nuvens com suas asas de libélula, em união com Flora, a deusa romana da floração (Figura 1). A tela foi pintada por Giovanni Battista Tiepolo no século XVIII. Mas o que o público leigo não percebe é que ali existe um mistério entomológico.


Figura 1. Triunfo de Zéfiro e Flora.
Há um grupo de insetos chamado Neuroptera; o nome é uma alusão a suas asas (pteron) com muitas veias entrelaçada como uma rede (neuron). Um dos insetos mais fascinantes e raros deste grupo pertence ao gênero Pseudimares Kimmins, encontrados somente no Irã e Marrocos. Estes insetos são únicos! poucos indivíduos foram coletados em toda a história que a literatura científica compreende. Suas asas ovaladas lembram as de uma libélula em forma, mas as máculas ocelares nas extremidades são a beleza exclusiva deste grupo (Figura 2).

A relação entre a obra de Tiepolo e Pseudimares reside nas asas de Zéfiro. Na pintura, a inspiração para as asas é tradicionalmente atribuída às libélulas, contudo, não há uma única espécie destes insetos que possuam tais manchas em suas asasPseudimares, contudoexibe olhos em suas quatro asas ovaladas.

Teria Tiepolo imaginado tais asas? Ou seria possível que ele tenha tido a oportunidade de observar estes raros insetos pessoalmente, 200 anos antes de terem sido descritos, e então as representado em Zéfiro?


Figura 2. Detalhe das asas de Zéfiro e de Pseudimares aphrodite H. Aspöck & U. Aspöck.

Não há resposta conclusiva; ambas as hipóteses são igualmente possíveis. O talento de Tiepolo  sem dúvida poderia projetar tais estruturas, mas também  o pintor viveu boa parte de sua vida na República de Veneza, que desfrutava de um intenso comércio internacional através do mar mediterrâneo, especialmente se tratando de itens de história natural como insetos e  flores, em um período onde estes itens começavam a atrair a atenção de colecionadores, nos gabinetes de curiosidades que  posteriormente tornaram-se os nossos museus de história natural.

Nicoli & Panteloni (2012), de onde baseio este texto, concluem perfeitamente a respeito deste mistério: a semelhança incrível entre o animal e a arte em “uma coincidência quase perfeita entre as imagens de um grande pintor e o mundo verdadeiro”, e o possível encontro do artista com o inseto é notável “devido ao traço surpreendente que um ser vivo incomum e maravilhoso poderia ter deixado para trás”.


 Possui uma sugestão, elogio ou crítica? Compartilhe conosco na página do Blog no Facebook! https://www.facebook.com/entomofiles
       Referências 

  1. NICOLI ALDINI, Rinaldo; PANTALEONI, Roberto A. Zephyr's wings: Tiepolo's imagination or the antlion Pseudimares Kimmins, 1933 (Neuroptera, Myrmeleontidae) as his model?. 2012.
  2. http://greciantiga.org/img.asp?num=0465
  3. BADANO, Davide et al. Eyes in the dark... shedding light on the antlion phylogeny and the enigmatic genus Pseudimares (Kimmins)(Neuropterida: Neuroptera: Myrmeleontidae). Arthropod Systematics & Phylogeny, v. 75, p. 535-554, 2017.
  4. PANTALEONI, Roberto A.; DEL MÁRMOL MARÍN, Gabriel Martínez; VIGARA, Raúl León. Second record of Pseudimares aphrodite H. Aspöck et U. Aspöck, 2009 (Neuroptera, Myrmeleontidae). Biodiversity Journal, v. 3, n. 2, p. 129-131, 2012.


Comentários